quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Doenças sem Cura - Parte 1

E ai pessoal, tudo beleza?

Estava com muita saudade de escrever por aqui! Vamos voltando com o blog aos poucos, e esperamos que possamos trazer um pouco de curiosidades para vocês!

No post de hoje, é a parte 1 de 3, onde contarei sobre algumas doenças que ainda não possuem cura. Parte delas já possui tratamento e até prevenção, mas quando constraídas, não existe uma cura.

Em tempos de pandemia e de Corona Virus COVID-19, vamos conhecer algumas doenças complicadas para a humanidade!


Creutzfeldt-Jakob


Causada e transmitida por uma partícula proteinácea denominada PRÍON (Vem do inglês, significa Proteinaceous Infections Particles), que basicamente são organismos menores que os vírus e formados apenas de proteína.

Esta doença causa problemas neurológicos degenerativos, que ao fim causa uma desordem cerebral, com perda de memória e tremores. Ela evolui muito rapidamente e leva o paciente a morte.

Diferente das doenças parecidas com ela, esta atinge pessoas com menos de 30 anos, na sua maioria. Não se sabe como esta doença se transmite.

Ela também não tem um tratamento ou terapia que atuam com efetividade, portanto é uma doença que é realmente agressiva, onde 90% dos pacientes, após apresentarem os sintomas, morrem.

Cancro


Nós conhecemos esta doença como "Câncer", e sabemos o quão agressiva e dolorosa, para todos os envolvidos com o paciente, esta doença é.

O Cancro é um problema celular, onde o processo de criação de novas células e "morte" das células mais velhas não acontece no ciclo que se espera, causando os tumores, que podem se espalhar para outros tecidos e levar o paciente a sérias complicações e a morte.

Importante dizer que nem todo tumor é um Cancro. Quando estamos falando de tumores "benígnos", que não se espalham e na sua grande maioria, são passíveis de remoção ou de regressão, não há motivos para maiores preocupações.

Já o tumor "malígno" é quem pode de fato causar problemas graves ao paciente, mesmo ao serem removidos podem voltar a aparecer, bem como se propagar a outros tecidos.

O Cancro recebe o nome do local onde se originou. Quando ele nasce no pulmão, ele é um Cancro de Pulmão, se iniciou nas mamas, Cancro de mama, e por ai vai...

Existem uma série de tratamentos e terapias para tratar o Cancro, mas não uma cura em si. Radioterapia, Quimioterapia, Terapia Hormonal, Imunoterapia são algumas das possíveis ações de combate a doença.



Mal de Parkinson 


Uma doença muito conhecida, que atua de forma degenerativa nos neurônios responsáveis pelo nosso domínio dos movimentos do corpo.

Ela ataca em várias regiões do cérebro, e no geral causa sintomas como rigidez e tremores pelo corpo.

Mas o que muitos não sabem é que os tremores não acontecem para todos os pacientes desta doença. E além disso, de 10% a 20% das vítimas desta doença não tem ao menos 40 anos!

Como ela está aqui na lista, ela não tem cura né? Mas ela possui tratamentos que permitem que a pessoa tenha como continuar a vida sem os impactos que o mal causa, entre elas fisioterapias, cirurgias, drogas e até marca-passos cerebrais para diminuir o ônus da doença.



Psoríase


Doença dermatológica que é autoimune e não contagiosa. É uma inflamação na pele que causa lesões avermelhadas e que "descamam", causam coceira e incômodos.

Por ser autoimune, ela faz com que o sistema ataque ele mesmo, o que faz com que não seja facil o tratamento. Ela pode atingir níveis mais simples e níveis mais graves, impossibilitando até o movimento do paciente, por atacar articulações.

Ainda não se sabe a causa exata desta doença, mas acredita-se que ela "ativa" a ação de uma célula do nosso organismo chamada "Celula T", que é responsável por procurar e atacar agentes estranhos que ela possa encontrar.

Existem vários tipos de Psoríase, não vou colocar a lista aqui, mas em geral o tratamento é via Pomadas/Cremes, por meio sistêmico ou por Fototerapia.



Doença de Morgellons


Uma doença que é mais na cabeça do que no corpo. As vítimas desta doença entendem que estão com algum parasita ou inseto em sua pele, que está "corroendo" ele por dentro. Porém, isso não está acontecendo!

Tem linhas da medicina que não consideram esta doença, de fato, uma doença. E sim mais um formato de ilusão em massa.

Além desta sensação, a doença causa fadiga em excesso e algumas irritações cutâneas. Em algumas visões médicas, o problema está somente na ilusão, e que os sintomas são causados pelos próprios pacientes, por conta do trauma da ilusão. Bem loco né?

Por conta de tudo isso, não existe um tratamento, o que alguns profissionais defendem é que a paranoia envolvida nesta doença é que deve ser tratada.



Miastemia


Uma doença autoimune que afeta a comunicação entre os neurônios e os músculos. Esta é a definição básica da Miastemia Grave.

Com ela, o paciente tem dificuldade de engolir, possui um andar cambaleante, tem as pálpebras fechando sozinhas, como se fossem pesadas demais, entre outros sintomas.

Ela afeta diretamente as chamadas junções neuromusculares, que basicamente são os responsáveis por receber os impulsos transmitidos pelos neurônios. Os principais locais afetados são boca, olhos, pernas e até pulmões!

Interessante que esta doença tem 2 picos de incidência, entre 20 e 30 anos e após os 60 anos.

O tratamento é a base de Corticoides, imunosupressores e anticorpos monoclonais. Em casos mais extremos outras ações são tomadas.



Lúpus


A Lúpus é uma doença também autoimune, que ataca múltiplos órgãos e tecidos, como rins, pele, articulações e até o cérebro.

Existem várias vertentes da Lúpus, e pode ser desenvolvida por meios genéticos, hormonais, infecciosos e ambientais.

Ela atinge na sua maioria mulheres, com o diagnostico geralmente ocorrendo entre 15 e 40 anos, mas pode acontecer em qualquer faixa etária.

Entre outros sintomas, estão presentes a febre, fadiga, dor nas articulações, inchaços e rigidez muscular, lesões na pele e dificuldade para respirar.

O tratamento se baseia em corticoides, anti-inflamatórios, protetores solares para evitar exposição nociva aos raios do sol, e droga antimalárica (a já conhecida hidroxicloroquina).


E ai, tá sentindo falta de alguma doença? Relaxa, esta é só a parte 1! Em breve vocês poderão ver parte 2 e a parte 3 aqui no blog também.

A caixa de comentários é de vocês.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário