quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Jogos que são praticamente cópias de outros jogos, mas não deixam de ser legais!

Hello povo!

Sejam bem vindos devolta ao blog Coisa Insana (quem tá chegando pela primeira vez, prazer em conhecê-los!)

O mundo dos games é um universo totalmente aberto, onde sabemos que poucas criações são de fato inovadoras e, após o sucesso delas, uma enxurrada de novos jogos seguem a mesma linha. Isso não é de todo ruim, pois cada jogo tenta colocar um "temperinho" diferente em algo que já é naturalmente bacana.

Eu, particularmente, não vejo problema nenhum neste tipo de cenário e acredito demais que isto ajuda a difundir um estilo de jogo e dá opções para que diversas pessoas se "encaixem" as pequenas mudanças que cada game tem.

Então vou trazer aqui uma pequena lista de jogos, sendo o jogo "precursor" e o um jogo que nasceu depois que eu curti. Então bora?

Overwatch / Paladins



Bom, comecei por esse pois de fato esse cara é o principal motivo de discussão no mundo dos games.
Considerado o "Overwatch de pobre", Paladins é um game onde, na sua essência, pouco muda em relação a versão "mais rica". A principal mudança fica em torno dos personagens e das habilidades especiais (nem sempre diferentes).

Eu sou um jogador de Paladins e, de verdade, não sinto falta de gastar um valor alto no jogo da Blizzard, o game já me atende. Obviamente, a versão precursora é visualmente mais bonita, provavelmente mais balanceada e deve ter algumas outras qualidades, mas não é algo que eu sinta falta.


Megaman / Mighty No. 9



Aqui, a gente tem uma tretinha básica né? Megaman é uma franquia da Capcom extremamente famosa e de sucesso (que a Capcom deveria explorar melhor) e para jogadores mais antigos como eu, é um clássico intocável dos games.

Só que um dos envolvidos no projeto de Megaman, Keiji Inafune, teve umas tretas dentro da Capcom e cria o projeto de Mighty No. 9, lançando uma campanha no Kickstarter (site de vaquinha coletiva) para poder desenvolver o jogo.

O jogo é lançado em 2016 com o mesmo conceito básico, design e andamento do sucesso da Capcom. Mesmo não sendo o mesmo sucesso, é um jogo que chamou a atenção e que muita gente curtiu jogar.

Para alguns, é considerado o sucessos espiritual do robozinho azul da Capcom.


H1Z1: King of the Kill / PUBG - Fortnite



Muita gente não sabe disso, mas não foi PLAYERSUNKNOWN'S Battlegounds (PUBG) que iniciou toda a história dos battles royales na nossa vida!

Esse estilo de jogo nasceu com H1Z1, em uma extensão chamada King of The Kill. Nela já se iniciava a febre do gênero! Isso porque não estamos contando aquela live de DayZ que aconteceu antes de tudo isso... acho que isso é assunto para outro post!

Enfim, com o sucesso desta expansão, tivemos logo depois, após somente 4 meses, PUBG é lançado e ai vocês já sabem da febre! Então este só está na lista para informar que NÃO, não foi PUBG que criou o Battle Royale! Denada! :D


Guitar Freaks / Guitar Hero  - Rockband



Agora a surpresa do post: Você sabia que Guitar Hero na verdade não é o lançador deste estilo de game, mas sim é uma cópia ferrenha de um game chamado Guitar Freaks?

É! O precursor não fez muito sucesso e quem estourou mesmo foi o Guitar Hero, que tem uma porrada de outras versões!

Além disso, mencionei aqui Rockband que é do mesmo gênero, mas tem algumas particularidade que me fizeram curtir mais ele do que o GH, mas de qualquer forma tudo nasceu de um game que quase não fez sucesso!

E é isso, espero que tenham achado interessante e podem comentar ai quais jogos mais poderiam ser comentados. Já adianto que exemplos disso não faltam!

A gente se encontra novamente em breve!

Abraços e até a próxima! UHU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário