quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A realidade entre a guerra de estilos

 Junto&Misturado: Rock x Funk

        Estava eu rolando o feed de uma rede social que eu tenho [Facebook cof cof] e me deparei com uma imagem que me fez ficar pensando o resto do dia. Na imagem estava a imagem cartunizada de alguns astros do rock declamando suas letras super românticas [SQN], traduzidas em português. Enquanto uma breve descrição dizia "viu só? o rock é tão vulgar quanto o funk". O que me faz pensar sobre essa guerra que pra mim não faz sentido algum e eu vou explicar o porquê.


        Roqueiro que se preze sabe a origem do estilo e como evoluiu para o rock que conhecemos hoje em dia. E sempre vem com várias referencias né? parece o wikipédia. Cita vários nomes, varias bandas, décadas, álbuns, situação política, etc.


         Enfim, o rock veio ironicamente de uma mistura de funk, soul [o black de antigamente], e blues. Alguém teve a brilhante idéia de adicionar uma guitarra elétrica e voi lá, foi criado um estilo totalmente novo, marginalizado pela então gente de bem. Opa, pera ai caceta! acho que vi uma semelhança ai, heim?! Muito que bem, o funk também surgiu da mistura de alguns estilos, também foi adicionado um instrumento para dar a batida que conhecemos hoje, e também é marginalizado pela gente de bem atual.


        "Você tá defendendo o funk? Eu teria vergonha disso" Graças a deusa as pessoas são diferentes e com pensamentos diferentes, o que me permite dizer com todas as letras, que, não estou defendendo nenhum dos dois, estou colocando seus pontos na balança e analisando de forma justa, pra mim, é claro. Certo, chegamos até aqui e você deve ainda estar se perguntando que tipo de protesto o funk faz, porque o rock foi muito importante para expor a liberdade de expressão e mimimi.



        Olha, vou ser bem sincera. O rock foi importantíssimo e cumpriu [muito bem] o seu papel. Que era incomodar a sociedade, dizer que os jovens também tinham coisas pra falar, e fizeram isso chocando o publico. Ou você acha que o clássico sexo drogas e rock'n'roll era só fachada? Extrapolaram sim, fizeram merda sim. E o resultado tá ai. Quem diria que os discos do the doors ou twisted sisters iam tocar no carro de um tiozão meia idade? Fala isso pra uma pessoa de 17 anos que ouvia essas banda na época. Provavelmente hoje é o próprio tiozão que eu citei.



        A coisa está em que os tempos são outros, os problemas são os mesmos, porém agora os jovens já tem espaço para expor as suas idéias. O funk, além de chocar com a questão sexual, que eu realmente não concordo, mas expõe sim como são as coisas no lugar onde vive, na quebrada, na favela. Ta ali ó descrevendo tudo. E hoje ainda temos uma invasão de mulheres fazendo funk, coisa que até pouco tempo atrás não tinha. Estávamos acostumados a ouvir bonde do tigrão. Hoje temos Gloria Groove por exemplo. As musicas dela são maravilhosas e eu acho lindo. Ou então A ludmilla, onde com a musica "verdinha" ela explica como é a vida de muita gente por ai. Sem dizer que o ritmo faz você querer dançar. Eu ouso dizer que o funk é o novo rock. Exatamente porque gente como você ai sentado na frente do seu pc ouvindo o novo álbum do artic monkeys não sabe um terço como e a vida do seu parça que mora logo ali, na quebrada que tem perto da sua casa. Enquanto o funk ta ganhando cada vez mais espaço, e desenvolvendo arranjos e letras mais elaboradas com o passar do tempo.
        Eu não vou nem entrar no mérito do sertanejo hahaha É oooutra realidade. Acho que é isso. Acredito ter conseguido passar um pouco do que eu penso sobre isso. vou seguir ouvindo ambos e é isso. <3





Nenhum comentário:

Postar um comentário