quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Personagens secundários que viraram protagonistas

Sejam bem vindos ao blog!

Uma das partes mais importantes em um game são os personagens. Eles, em muitas séries aclamadas, são os responsáveis por elevar um jogo a um outro nível.

Personagens tem que ser carismáticos, divertidos, as vezes misteriosos e sombrios, mas o que não se pode negar é: na maioria dos games, sempre há o protagonista!

Esse cara é o rei da cocada! Tudo acontece com ele! Mas, de vez em quando, um coadjuvante, que está ali só para compor o enredo da história (as vezes sendo até o vilão), é tão bacana que o público também se apega a ele! E é nesses caras que vamos dar foco hoje! Vamos mostrar alguns personagens que ganharam espaço SOLO após games sendo parte secundária ou vilania, bora lá?

Donkey Kong



Para quem não sabe, o Donkey Kong era o vilão do primeiro jogo do bigodudo Mario! Sim, ele era aquele macacão que jogava barris no encanador da Big N!

Por algum motivo, viram que dava para aproveitar mais e em 1994, a Rare lança um jogo onde o DK é o herói de tudo, e ai começa a saga de games bastante bacanas do universo do Donkey do Snes para frente!

Se a gente fosse levar o título em consideração, é o Mario que seria o "coadjuvante" no jogo do Docnkey Kong, já que o mesmo levava seu nome, em 1981. Mas como todo mundo considera o "Nascimento" do Mario, acho que ele só se tornou realmente relevante na sua série solo.

Sub-Zero



A Série Mortal Kombat é famosa por trazer muitos guerreiros, dos mais diversos tipos, e das mais diversas mentalidades, e os clãs ninjas sempre foram um dos grupos que mais chamavam a atenção!

Sub-Zero e Scorpion, que logo depois ganharam a companhia de Reptile, Rain, Ermec, Noob Saibot e por ai vai... Eram facções ninjas dos mais diversos tipos, e o ninja do Gelo e o soldado do Inferno tem uma rivalidade que até hoje cativa todos os jogadores.

Mas o interessante é que o carisma de Sub-Zero o fez ganhar um jogo solo! Mortal Kombat - Trilogy - SubZero, lançado para Nintendo 64, mostra uma caminhada feita pelo personagem com um contexto histórico baseado no universo do MK e no estilo plataforma, com puzzles e também muita treta.

Se levarmos em consideração que personagens como Raiden, Liu Kang e Chang Tsung são os "pontos altos" da história (Kung Lao também, quem sabe), o SubZero ganhar um game é muito bacana!

Shadow The Hedgehog



Em Sonic Adventure 2, alguém quis inventar um Sonic preto e vermelho, que corre como se estivesse andando de patins, e consegue utilizar as esmeraldas do Chaos de uma forma diferente, onde será que esse cara tava com a cabeça?

Bom, em algum lugar muito bom! Shadow é um personagem muito carismático, com o seu jeitão "Vegeta" de ser, fechado e quieto, e com uma história desenvolvidas em SA2 muito bacana, uma arma criada que se esquece do seu passado, restando somente a memória da humana que cuidou dele, e a visão que os humanos em geral que fizeram com que ele a perdesse. Com o tempo, ele passa a entender que não é nada disso e vira aquele vilão não mais vilão, mas sim um aliado para quando a coisa aperta.

Para cororar todo esse carisma, ele ganha um jogo para ele: Shadow the Hedgehog (game Cube, Playstation 2 e Xbox). Tá, o game é meio controverso, ele usa armas (o que nunca aconteceu com o ouriço azul), mas mesmo assim foi suficiente para ele ganhar esse espaço! Boa Shadow.

Zero



Em Megaman X, o X, personagem azulzinho que é a evolução do Megaman, tem um parceiro que aparece só para ajudá-lo nas enrascadas, um android com um cabelo longo e loiro, além de uma espada de plasma no lugar do canhão de plasma que o X possui.

Com poucas aparições, poucos diálogos mas um sacrifício bonito de se ver, Zero cativa muita gente e aos poucos, nas versões seguintes de Megaman X, vai ganhando cada vez mais espaço, inclusive sendo um personagem jogável em algumas delas.

Mas o que chama mais atenção é que Zero ganha uma franquia para ele! Megaman Zero, para game boy Advance (que recebe até a parte 4), onde se joga exclusivamente com o robozinho vermelho.

Daria para falarmos do Luigi, do Ness de Earthbound, do Guy de Final Fight que foi parar no Street Fighter, e muito mais personagens, mas vou deixar para vocês, quais personagens mais vocês lembram?

Abraços!! 

2 comentários: