quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Hipocrisia em realidade aumentada


Olá pessoal!

Hoje o assunto aqui no blog é um pouco diferente do que estamos abordando nos primeiros posts.

Esse post é sobre opinião! E é sobre algo dificil de se falar: O comportamento humano.

Por que estou falando disso? Basicamente por estamos sempre ouvindo e lendo sobre Pokemon GO e outras coisas que temos na internet.

Antes de tudo, eu sempre fui muito recluso em expressar meus gostos, como jogar pokemon e outras coisas em público, por medo dos esteriótipos e das coisas que as pessoas falam de forma grosseira sobre os outros, sem necessidade alguma (o famoso bullying). Então eu sempre me diverti meio que sozinho, o que está mudando com essas novas iniciativas.

Mas me deu vontade de falar sobre o assunto por causa da imagem abaixo:



Ela teoricamente quer mostrar que as pessoas estão alienadas, ou então perdidas por causa de um game em realidade amentada que faz com que as pessoas prestem atenção nos celulares.

A minha opinião sobre esta mensagem e sobre toda essa discussão envolvida é simples: É tudo uma tremenda idiotice sem necessidade!

"Nossa Knuckles, você tá revoltadinho?"

Bom, deixa eu explicar: Há uma hipocrisia embutida de forma muito explícita em tudo isso.

Temos hoje em dia muitos esteriótipos, e temos também muitas pessoas que defendem algumas ideias de forma extremista, e os 2 itens citados costumam gerar esse tipo de imagem...

As pessoas tem uma mania péssima de falar mal do que elas não acreditam, ou não utilizam, até mesmo do que não conhecem! E isso acontece O TEMPO TODO!

Alguns fatos sobre Pokemon GO devem ser levados em conta:


  • Ele é um dos games mais populares já criados (se não o maior) para dispositivos mobile.
  • Sua dinâmica faz com que as pessoas interajam entre elas (se você não for um trapaceiro e jogue sentado a bunda no computador)
  • O objetivo secundário do game é fazer com que você ande por ai, socialize, crie grupos de caçada, ou seja.. INTERAJA COM OUTRAS PESSOAS
  • O jogo tem sido usado como tratamento psicológico para pessoas com dificuldade de socialização, e com crianças em hospitais para dar a elas um momento de diversão enquanto estão presas em um hospital, caminhando pelo prédio e saindo um pouco dos seus leitos...
  • Pokemon é um game extremamente lógico e faz com que seus jogadores aprendam a analisar, bolar estratégias e a pensar de forma racional. Ou seja, ajuda no desenvolvimento das pequenas mentes.


Dado esses argumentos, eu só queria deixar claro aqui que falta muito o que fazer para quem critica um game sem ao menos saber o que ele traz de bom! Vimos o Datena cagando pela boca a pouco tempo, e outras pessoas nas redes por ai fazendo o mesmo...

Claro! Tem acidentes acontecendo, roubos, até mortes por consequências do game (mesmo que algumas delas tenham sido provadas farsas, pois não haviam relação com o game). E obvio que isso nunca deve ser deixado de lado. A violência é um problema enorme na nossa sociedade e precisa ser combatida! E mortes nunca devem ser vistas por um lado "leve".

Mas o que existe é muita imprudência. Você, como pai, não vai deixar seu filho de 12 anos passeando por ai, ou você com 18 anos não vai na crackolândia aqui em SP ou mesmo jogar sozinho as 2hs da manhã!
Também não vai tentar pegar um pokemon numa varanda do 17º andar, ou qualquer coisa estúpida por causa de um jogo de celular! E a verdade é que 99% dos casos de fatalidades ou acidentes com o jogo se encaixam nos cenários que eu descrevi.

Então, pensar na educação e no cuidado, com você e com quem você é responsável, deve estar em primeiro lugar, o jogo não machuca nem ofende ninguém.

Por fim, para fechar: Não estou fazendo este post só por causa de Pokemon GO, e sim por TUDO que envolve esse infinito gosto humano por "olhar para a grama do vizinho".

Precisamos aprender: Se você é de uma religião, não precisa falar de outra. Se você defende um lado político, não precisa falar do outro, se você não gosta de algo, não precisa criticar, não faça! Só isso!

Eu digo sempre: o mundo tá muito chato porque tá todo mundo preocupado em falar dos outros e ninguém tá preocupado em cuidar da sua vida...



Então, é isso! Um post de opinião mesmo, e que sirva para e refletir sobre tudo que acontece ao seu redor. Se não te interessa, deixa lá e vive sua vida! ;)

Um abraço e até o próximo post!