sexta-feira, 14 de junho de 2019

Discurso de Ódio pode ser uma arma, uma péssima arma

Olá pessoal!

De vez em quando eu curto falar sobre assuntos aleatórios e dar a minha opinião...

Desta vez eu vou falar sobre algo que me incomoda muito: o ódio que a gente tem visto em todos os lugares.



Acho que eu posso dizer, inclusive, que este ódio hoje mata, e não são poucas as pessoas que morrem por conta do ódio. Ah! E eu não estou falando dos crimes de ódio propriamente ditos, estou falando das mortes indiretas, onde o ódio mata em precisar tocar na sua vítima.

Tudo no mundo atual tem uma faceta de ódio, de rancor. E esta tal faceta ganha tanta força quando chega em grandes meios, como a internet, que é realmente assustador.

Vou dar um exemplo que é, com certeza, uma escala MUITO menor: lá no chat do Blog Viiish! A gente sempre bate papo, e eu comentei o quanto estão enchendo o saco do novo game de Pokemon e tals, ai entramos em uma discussão se isso está certo ou não. Alguns defenderam criticar e reclamar do game e da empresa e de tudo o mais, outros defenderam o game. Mas a discussão que eu quis levantar foi simples: Sáo duas coisas:

1: O jogo nem saiu, você ja ta reclamando e falando que é tudo uma bosta? Infelizmente temos a mania de reclamar o que não conhecemos, e boa parte (que tiver grana porque os jogos tão caros pacaraio) vai comprar o jogo mesmo reclamando. Se não gostou não compra.

2: Até onde essa crítica tem que chegar? Se a pessoa simplesmente fala que é um lixo, na boa, o que ela agregou com isso? Sugira ideias, tenha uma discussão saudável. Mas sabemos que na internet de hoje isso não existe.

Ai eu entro em casos de ódio que mais me preocupam (o caso acima me irrita mas eu sei que vai ser assim porque tem gente que cultua o ódio), que são cenários onde pessoas que muitas vezes não tem nada a ver com o assunto opinam e distribuem ofensas sem necessidade.

Eu acredito fortemente que muitos suicídios acontecem por conta de discursos deste tipo que a pessoa vê e não sabe lidar.



Digo isso pensando até em pessoas famosas como Chester Bennington, que estava em uma fase não muito boa com a sua música e, juntando a depressão com uma enxurrada de críticas, e obviamente alguns outros motivos que nunca saberemos, pois são DELE, fizeram ele acabar com a própria vida.

Eu entendo que as pessoas que são cruéis com as palavras tem uma arma perigosa e as usam de forma desmedida, e isso pode gerar dor e até coisas piores.

Nós nunca vamos saber o que acontece em cada caso de fatalidades assim, mas eu prefiro pensar que eu não disseminar ódio por ai é algo que estou fazendo para ajudar o próximo.

E você, o que acha?

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário