segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

As meninas também merecem jogar!

Olá pessoal!

Knuckles Tyro devolta! Vamos falar um pouco de preconceito nos games?

É algo que, hoje em dia, tem acontecido demais e a cada vez que vejo, me incomoda bastante! Inclusive, provavelmente será o tema do nosso primeiro podcast lá no Blog Viiish! 

Entendo que games são um motivo para diversão, um motivo para alegria e para descontração. Por causa disso, uma comunidade que tenha foco nesses princípios é primordial para que as pessoas se sintam confortáveis ao jogar.

O que aconteceu com o novo time Vaevicts no torneio continental de LOL, que rolou em Moscou, na Rússia, foi algo que expressa muito bem o que estou falando.



As meninas criaram um time somente feminino e entraram para a história, e isso poderia ser o suficiente, mas os caras da equipe RoX conseguiram tirar todo o foco banindo todos os suportes na partida contra as garotas e ainda tirando o sarro durante a partida. A RoX venceu a Vaevicts no fim das contas, mas a comunidade ficou bastante irritada.

Bem, alguém vai dizer que banir todos os suportes faz parte do jogo e que provocações também acontecem, que não passa de MIMIMI. Eu considero um fato como o mais importante para entender que não é um problema pontual: A comunidade está irritada.

Quando a comunidade vê algum problema, existe algum problema. Esse pessoal está vivendo o LOL dia a dia, e sabe distinguir uma ação "normal" de uma ação com foco no preconceito.

E para abalizar esta ideia, nós temos uma PENCA de exemplos de atitudes tóxicas todos os dias, e um dos mais icônicos é o da moça abaixo:



A menina é uma streamer de Raimbow Six Siege, e ao ser suportada por um parceiro, foi no chat de voz agradecer. Ao fazer isso, ela é morta e xingada pelo mesmo cara que o ajudou. LittleVelma (o nome dela na plataforma de Stream) entra em choque, começa a chorar e finaliza a live.

Cara, não tem como uma atitude dessa ser aceita, de forma nenhuma, e isso me preocupa, pois isso é reflexo de pessoas que não tem o menor respeito ao próximo.

Eu aprendi a jogar respeitando os outros, sem criar comentários ruins para pessoas que não conheço e curtir minha jogatina na boa. Com a comunidade que temos, sabe o que eu faço? Eu muto o chat, eu dificilmente jogo com pessoas que não conheço e quando eu jogo, eu sempre me preocupo em ter uma forma de mutar a pessoa, pois não sei quando atitudes assim podem rolar, mas e essa moça? Que estava de boa AJUDANDO e foi agredida dessa forma?

O ódio toma conta da internet, já sabemos disso, mas acho que precisamos de atitudes mais diretas contra pessoas assim, elas precisam realmente perder acesso para, quem sabe, aprenderem a serem alguém na vida. No caso do R6, fiquei sabendo que a Ubisoft baniu o jogador trouxa, já no caso da RIOT, não tivemos nenhum pronunciamento sobre uma possível punição ao RoX, mas espero que seja apurado e que algo seja feito, no mínimo uma declaração...

E esperamos que as pessoas voltem a jogar video games por diversão, e não para espalhar o ódio e energias ruins por ai!

É isso, a caixa de comentários é de vocês, se você tem experiencias do tipo, compartilha com a gente!

Abraços!