terça-feira, 26 de julho de 2016

Comida logo ali: 10 comidas do Perú

                  Se você é apaixonado por comida assim como eu, esse post vai fazer tua boca encher d'agua ou você vai sair gritando por ai feito um babaca pensando "eles são estranhos" porque HOJE, HOOOJE, falarei da gastronomia de um país esquecido por muitos: Perú (País, não o peru que a gente come no natal, não confunda).



Na realidade, esse post será dividido em duas partes, nesta falarei mais sobre pratos fundos, e no outro sobre entradas e bebidas. Mas antes de começar essa viagem no mundo peruano, vamos entender um pouco a historia gastronômica.

                  Na etapa pre-colombiana (Antes da chegada dos espanhóis)  a gastronomia peruana já era uma maravilha: Graças a fatores biológicos como a altitude, os peruanos conseguiram domesticar uma grande variedade de plantas, frutas e hortaliças, como por exemplo: Batatas ! (O Perú tem mais de 5000 variedades de batatas, sim, você leu bem, CINCO MIL variedades).
Também temos maçã, trigo, entre muitas outras.

Além de que a costa peruana tinha (e ainda tem) uma vantagem unica: uma grande variedade de peixes (Isso devido ao processo de afloramento). Somado à variedade de comida que existia, o processo pelo qual cada cultura (Sim, Perú não é apenas Incas; na verdade, é MUITO MAIS que Incas, mas isso posso falar depois) utilizava os condimentos e como preparavam o alimento era única.

                 Com a chegada dos espanhóis, os peruanos começaram a incorporam novos métodos e comida que não era tão comum, como uso de lácteos, carne de rãs e ate mesmo alho. Nessa epoca foi trazido lima, essencial para uma das comidas tipicas peruanas; e a vitis, que deu origem ao famoso pisco

                Alem dos espanhóis, o Perú recebeu forte influencia dos franceses, que vieram ao Perú refugiados pela revolução francesa; Os chineses na imigração-china, época peruana na qual foram contratados muitos chineses para trabalhar nas plantações de açúcar; e outros europeus (Apesar de que estes não tem uma influencia tão significante como os outros)

                 Mas agora chega de história, vamos ao que interessa para os gordelicias de plantão, a COOMIIDA (Só de pensar já estou com fome, pena que não posso comer... VERDADE, EU POSSO !  hahahahhaa que bosta).

As comidas que vou citar não estão em lista de mais gostosas, mais típicas, ou qualquer coisa assim, são algumas comidas que achei interessante passar para vocês.

 1) CUY !

O cuy foi muito importante na historia peruana, o primeiro povoado a domesticar esses animais foram os  Piquimachay II na data de 5000 A.C.

(Lembram de quando falei que Perú não é apenas Incas? Olha essa data!).
Essa comida, ate onde eu sei, é comum mais na serra (apesar que também existe na costa peruana) e, sinceramente, é muito bom !

Mas... sabem o que é cuy? Não?



Porquinho da india !

                    
2) Ceviche de pescado

             
Apesar do ceviche ser peruano, sinto aqui a influencia da comida japonesa porque o peixe é quase cru (Quase porque ele é frito com limão, mas não frita muito não). O peixe é acompanhado com milho, cebola (muita cebola), batata-doce (VEEEEEEEM MONSTRO, PODE VIM!) entre outros.



Curiosidade: Se você ler, em algum lugar quando vier ao Peru, ceviche escrito das seguintes maneiras: cebiche, sebiche ou seviche; não chame a pessoa de burra, a RAE( Real academia espanhola) aceita as 4 maneiras de escrita


3) Lomo Saltado


Uma das comidas mais parecida com a brasileira: carne cortada em pedaços, tomate,cebola, pimentão e batata frita.

A pequena diferença é no tempero, mas nada de "uau, que diferente"


4) Aji de Gallina


Apesar de ser chamado aji de gallina , o prato tambem é feito com fraaango.

É um um creme feito de ají com frango desfiado, acompanhado com batata, azeitona e ovo. Apesar de ser muito simples, é uma comida maravilhosa






5)Arroz chaufa

Esse arroz é uma demonstração da mistura entre a comida chinesa e peruana.

 É uma mistura de verduras,arroz e ovo, com acompanhamentos diversos desde lagostas ate porco (em pedaços, tudo junto e misturado)

                       
6)Juane


Nome estranho, mas comida deliciosa.

Muito comum na selva, juane é feito com arroz, carne de galinha (normalmente), azeitona e ovo (
Podendo ter outras coisas) envolvidos em folha de bijao


7)Tallarines verdes


Quando você comer eles, vai receber de longe um sorriso do Popeye, já que essa comida é feita com espinafre, queijo branco e macarrão.

Como acompanhamento normalmente temos um bisteck e batatas fritas.



8)Pollo a la brasa

Acredito que essa é a comida mais parecida com o Brasil: fraaango de padaria.

Não tenho conhecimento de um preparo diferente, mas apesar de tudo é um prato muito conhecido por aqui (Para que vocês tenham uma ideia de como é conhecido, fizeram um dia para o pollo a la brasa)
                       
9) Arroz con pato


Apesar de parecer apenas arroz com pato, o preparo do prato é mais complexo: Manteiga, alho, sal, cebola, pimenta, aji, culantro; colocamos a parte do pato com ervilha e depois colocamos o arroz, fica tudo uma coisa só


10) Pachamanca


A pachamanca é conhecida mundialmente porque o modo de preparo dela é bem diferente.


Enquanto todas as comidas citadas são feitos na panela, em cima do fogo, a pachamanca é feito embaixo da terra (Seu proprio nome significa comida da terra! ).






Os ingredientes são chinco, huacatay, aji, culminho, pimenta, batata, milho, mandioca e vaje; já as opções de carne pode ser de vaca, cuy, porco e frango




E é isso ai galera, espero que tenham gostado dessa pequena viagem a gastronomia Peruana; como disse , vou fazer outro post com entradas e bebidas comuns daqui !

Espero vocês no proximo post ou aqui no Perú comendo essas coisas deliciosas !